sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Mousse de chocolate e natas para o fim de semana

 


Mousse de chocolate e natas para o fim de semana


1 pacote de mousse de chocolate
2 pacotes natas + 4 c. sopa açucar
bolacha maria moida
bolacha maria de chocolate moida

Fazer a mousse de chocolate. Bater os pacotes de natas com 4 c. sopa de açucar. Fazer camadas alternadas de mousse, bolacha maria, natas, bolacha de chocolate atá acabar. A ultima camada é de natas e bolache de chocolate.

FOLHADOS DE NUTELLA

 Para um lanche ultra-rápido e super delicioso, deixo-vos esta receita de folhados de nutella. A receita é simples mas vale a pena, pois num instante se tem um lanche pronto, crocante e viciante para partilhar com o nosso mais…

FOLHADOS DE NUTELLA

Ingredientes:
1 base de massa folhada retangular
3 colheres de sopa de nutella
Açúcar para polvilhar

Preparação:

1 - Estende-se a base da massa e espalha-se a nutella, longitudinalmente, em metade da massa.
2 - Dobra-se a outra metade sobre o recheio e selam-se as pontas com a ajuda de um garfo.
3 - Cortam-se tiras com dois dedos de espessura e torcem-se.
4 - Dispõem-se sobre papel vegetal, num tabuleiro, e leva-se ao forno nos 180ºC por cerca de 20 minutos.
5 - Retiram-se do forno e polvilham-se com açúcar em pó.

http://colherdepausaltoalto.blogspot.com/


FEIJOADA DE FRUTOS DO MAR


FEIJOADA DE FRUTOS DO MAR

Para quem não aprecia feijoada com carne fumadas ou tripas, deixo esta versão de frutos de mar. É mais ligeira e de sabor muito agradável.
Faz-se num abrir e fechar de olhos, sendo uma refeição ideal para aqueles dias em que estamos sem tempo ou sem paciência para passar muito tempo a cozinha.
Neste caso usei mexilhão mas podem usar preparado para arroz de marisco ou miolo de camarão. Usem os frutos do mar que mais gostarem. Fica ao vosso critério.
Espero que gostem!

Ingredientes:
4 c.s. azeite
2 c.s. alho picado
2 folhas de louro
Piripiri em pó a gosto
210ml polpa de tomate
Sal a gosto
850g feijão preto cozido
1 lata de cogumelos laminados
6 delícias do mar aos cubos
6 delícias de salmão aos cubos
250g de mexilhão
2 c.s. pimento vermelho picado em cubos
Salsa picada

Preparação:
1 - Leva-se ao lume um wok com o azeite, os alhos, as folhas de louro, o piripiri, a polpa de tomate e o sal. Deixa-se cozinhar por 5 minutos em fogo baixo.
2 - Depois, junta-se o mexilhão, as delicias do mar e de salmão, o pimento vermelho, os cogumelos e o feijão preto cozido. Mexe-se bem e deixa-se cozinhar por 10 minutos.
3 - Por fim, acrescenta-se a salsa e serve-se de imediato acompanhado de arroz seco.

Arroz de Lulas

 


Arroz de Lulas

Eu adoro um arroz de lulas, não é nada complicado basicamente é um belo arroz de tomate com lulas, neste caso eu usei lulas congeladas porque era as que tinha a mão, também normalmente eu corto em pedaços grandes deste vez decidi quase picar só para experimentar, se calhar fica melhor com pedaços maiores, de qualquer forma ficou deliciosa.

Receita de Arroz de Lulas

Ingredientes

  • Lulas – 4 Média
  • Pimento Vermelho – 1/2
  • Tomate – 2
  • Arroz – 1 Copo
  • Cenoura – 1 Pequena
  • Cebola – 1 Pequena
  • Alho – 2 Dentes
  • Massa de Pimentão – 1 Colher de Chá
  • Vinho Branco – 1 Copo
  • Azeite – Um Fio
  • Coentros – Uma Pitada (Tradicional usa-se Salsa)
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. É melhor fazer num tacho largo e baixo ou numa frigideira grande e larga (uma panela funda tende a cozinhar demasiado o arroz), põe a lume em lume médio, junta uns fios de azeite, seguido de pimento, tomate, cenoura, alho e cebola tudo bem picado, tempera de sal e pimenta e deixa refogar.
  2. Quando a cebola estiver mole, corta as lulas descongeladas em pedaços e junta ao tacho com uma colher de chá de massa de pimentão deixa cozinhar uns 5 minutos.
  3. Adiciona então 1 copo de vinho e meio copo de água, mistura e junta o arroz, com mais um pouco de sal, deixa levantar fervura, depois baixa o lume, tapa e deixa cozinhar uns 10 minutos até o arroz e as lulas ficarem bem tenras.
  4. Retira do lume e serve com uma pitada de coentros ou salsa por cima, bom apetite!
Dicas: Podes claro fazer este arroz sem lulas, também podes fazer com o tomate pelado se não gostas de pele de tomate, eu não ligo e foi tudo para o tacho :D

iguaria.com

Alheira Frita de Trás-os-Montes

 


Alheira Frita de Trás-os-Montes


Esta é uma alheira típica de Trás-os-Montes, acho que é de Lamego, bem Lamego é quase Douro, mas acho que o pacote dizia alheira Transmontana, de qualquer forma hoje em dia podes arranjar todo o género de Alheiras, de Lamego, Mirandela, Arganil, Fundão, Alentejana ou versões sem glúten, vegetarianas, com porco ou até de bacalhau hahaha, claro…

Por isso é sempre boa ideia ver os ingredientes porque existem muitas alheiras que já fogem um pouco a tradição, por exemplo adicionando carne ou gordura de porco o que não é mau, dá mais aroma, apenas já não é a receita mais tradicional, també normalmente não frito ovos em óleo mas já que tinha para a farinheira, mais vale fazer ovos fritos também, vamos então a isto!

Receita de Alheira Frita de Trás-os-Montes

Ingredientes

  • Alheira – 1
  • Arroz – 1 Copo
  • Ovo – 2
  • Cenoura – 1
  • Alho – 2 Dentes
  • Óleo – O Suficiente para Fritar
  • Pimenta – Uma Pitada
  • Sal – Uma Pitada

Instruções

  1. Começa por fazer o arroz num pequeno tacho, junta o arroz, cenoura picada, dois dentes de alho e uma pitada de sal, cobre com dois copos de água quente e coze num tacho tapado por uns 10 a 12 minutos até ficar bem tenro.
  2. Visto ser um enchido já temperado não é preciso temperar a alheira, aliás esta tende a ser um pouco salgada por isso é boa ideia não temperar os ovos com sal ou deitar só um pouco, aquece dois dedos de óleo numa frigideira alta.
  3. Quando o óleo estiver quente faz um corte com uma faca afiada ao comprimento da alheira de uma ponta a outra no lado exterior, depois deita a alheira no óleo, isso vai fazer a pele sair da alheira (podes ver aqui mais detalhes em como fritar uma alheira), frita ambos os lados até ficar bem dourada.
  4. Retira a alheira do óleo para papel absorvente, retira também a pele da alheira e deita fora e estala dois ovos para dentro do óleo, ovos fritam muito rapidamente, quando estiverem bons, retira também para o papel absorvente.
  5. E já está, serve a alheira com os ovos e o arroz, bom apetite.
iGUARIA.COM

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

QUICHE DO MAR

 


250 g de farinha

1/2 c. chá de sal (usei a flor de sal Marnoto)
100 g de manteiga Terra Nostra
10 c. sopa de água
2 conservas de filetes de cavala em azeite Cântara da La Gondola
6 palitos de delícias do mar
1 pacote de natas
100 g de ovo liquido pasteurizado Dovo (equivalente a 4 ovos M) da Derovo
Flor de sal
1 pitada de pimenta branca Margão

1200 g de queijo ralado Terra Nostra

Comece por preparar a massa misturando a farinha com o sal. Adicione a manteiga, em temperatura ambiente, misturando bem com as pontas dos dedos até obter uma espécie de farelo.

Adicione a água aos poucos e amassa até obter uma massa elástica e que não grude nas mãos. Divida a massa em 12 partes iguais, moldando pequenas bolas. Tape-as com película aderente e leve ao frigorífico durante 30 minutos.


Estenda cada uma das partes da massa e faça círculos com elas sobre uma superfície enfarinhada (a massa deve ser pouco grossa). Coloque cada círculo de massa sobre formas pequenas e frisadas de tartelete, molde-a à forma e corte o excedente. Pique a massa com um garfo e reserve.


À parte, corte as delícias do mar em pedaços pequenos e os filetes de cavala também em pequenas porções.

Adicione um pouco de delícias do mar e de filetes de cavala a cada mini quiche e polvilhe com queijo ralado.

Bata os ovos, junte-lhes as natas e tempere com sal e pimenta. Regue cada quiche com este preparado até preencher as formas.

Leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC cerca de 20 minutos, ou até a massa se apresentar cozida e as quiches douradas.
Sirva morno ou frio.

Fonte:http://narwencuisine.blogspot.pt

Sopa Dourada

 


Ingredientes


Pão de ló (dupliquei as quantidades para ter mais pão de ló)

100g de açúcar

100g de farinha

1 colher de chá de fermento

3 ovos


Creme de ovos

4dl de água

700g de açúcar (pûs apenas 500 gr e achei mais do que suficiente)

casca de limão

7 gemas (8 gemas)

canela em pó q.b.


Preparação Tradicional

Bata o açúcar e os ovos com a batedeira até ficarem bem ligados. Junte o fermento e a farinha pouco a pouco até obter uma massa homogénea. 

Unte uma forma sem buraco e leve depois a forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire, desenforme e bolo e corte-o em fatias, dispondo-as depois no prato de servir.

Para o creme de ovos usei o método tradicional, tal qual a Colher de Pau.

Coloque o açúcar , a água e a casca de limão num tachinho e leve a lume brando até ficar em ponto pérola. Regue depois cada fatia de pão de ló com duas colheres de sopa desta calda de modo a ficarem bem ensopadas. Desfaça depois as gemas numa taça e junte-lhes 2 colheres de sopa da calda de açúcar. Leve a restante calda novamente ao lume e, sem parar de mexer vá juntando as gemas em fio. 

Retire do lume e cubra as fatias de pão de ló.

Deixe arrefecer e polvilhe com canela e decore.

Fonte original todos os Direitos Reservados a:http://chocolatissimooo.blogspot.pt/

Delícia de laranja

 


Delícia de laranja


Ingredientes:
2 laranjas
4 dl de sumo de laranja
8 colheres(sopa) de frutose
4 colheres(sopa) de maizena
5 dl de leite de soja
1 pau de canela e canela em pó

Preparação:
Com um utensílio próprio, retire tiras da casca das laranjas e reserve-as. Descasque-as e separe-as em gomos; reserve-os.
Verta o sumo de laranja num tacho. Junte-lhe metade da frutose e da maizena e mexa bem. Leve ao lume, sem deixar de mexer, até ferver. retire e deixe arrefecer. À parte, leve também ao lume o leite de soja, a frutose e a maizena restantes e o pau de canela, mexendo sempre até ferver. Retire e deixe arrefecer.



Divida o creme de soja pelas taças. Polvilhe com canela. Coloque os gomos de laranja e cubra com o creme de laranja. Decore com as tiras da casca de laranja reservadas e sirva.
Fonte original todos os direitos reservados a:http://aromadecaf.blogspot.pt/

Cheesecake de Cenoura... provado e aprovado!

 


Cheesecake de Cenoura... provado e aprovado!


Ingredientes:

PARA A BASE
- 200gr de "Palitos la Reine"
- 1 colher de sopa de margarina
- 50gr de amendoim picado

PARA O CREME
- 500ml de agua
- 250gr de requeijão
- 400ml de natas
- 300gr de açúcar
- 600gr de cenouras
- 6 folhas de gelatina
- 1 pau de canela
- 1 colher de sobremesa de aroma de baunilha;

PREPARAÇÃO DA BASE:

No copo da picadora deite os palitos e os amendoins e desfaça tudo. Deite as migalhas numa tigela e junte-lhes a manteiga e, com as mãos, misture tudo. Forre um prato ou uma forma com esta mistura e leve ao frigorífico enquanto prepara o creme.

PREPARAÇÃO DO CREME:
Leve a agua ao lume com o açúcar, a cenoura partida aos cubos e o pau de canela. Deixe ferver para cozer e apurar. Quando atingir o ponto de estrada (momento em que ao passar a colher no fundo do tacho, consegue abrir um sulco), retire o pau de canela e desligue o fogo. * Passe as folhas da gelatina por agua fria e adicione-as ao preparado anterior, mexendo para que a gelatina se dissolva. Por fim, adicione-lhe também o queijo. Com a varinha mágica reduza tudo a puré. Numa tigela bata as natas até ficarem espessas. Junte as natas ao preparado anterior e envolva tudo mas sem bater.
Ponha um aro no prato, à volta da base previamente preparada,e deite sobre ela o preparado. Leve ao frigorifíco para solidificar .


* Para decorar, guarde um pouco do creme de cenoura, antes de lhe adicionar a gelatina e o queijo, e espalhe sobre o bolo, depois de sólido.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://sobremesasdedomingo.blogspot.pt

Bochechas de porco estufadas com alecrim - Blog Pratos do Alentejo


Bochechas de porco estufadas com alecrim - Blog Pratos do Alentejo

 Ingredientes:

6 Bochechas

2 Tomates maduros

2 Cenouras

1 Cebola

4 dentes de Alho

3 dl. Vinho Branco

1 c. chá de Concentrado de Tomate

1 c. sopa Alecrim

1 c. chá Pimentão Doce

Mistura de 5 pimentas moída q.b.

Azeite q.b.

Sal q.b.

Preparação:

Retire a pele aos tomates e pique-os. Arranje as cenouras e lamine-as, assim como a cebola. Limpe as gorduras (se tiver) da carne. Esmague os dentes de alho e coloque todos os ingredientes já arranjados num tacho.

Junte os restantes ingredientes e temperos, finalizando com o vinho.

Tape o tacho e deixe cozinhar em lume brando por cerca de 45 minutos. Se necessário adicione mais vinho ao longo da cozedura.

Retifique temperos, desligue o lume e deixe a repousar por cerca de 30 minutos no tacho tapado.


Acompanhe com batata frita aos cubos na Actifry e salada de alfaces, tomate e ameixa.

Fonte original todos os direitos reservados a:http://aventurasnacozinhadaangela.blogspot.pt/